início / blog

Os 5 pilares da segurança da informação

Os pilares da segurança da informação são fundamentais para proteger os dados e as informações. Descubra quais são eles e como as empresas podem adotá-los para evitar problemas de segurança.

Postado em 24 de janeiro de 2023

A segurança da informação existe para proteger os dados de uma organização contra as mais diversas ameaças. Então, a partir de um conjunto de ações, procura mitigar os riscos de perda, roubo e adulteração dos dados.

Mas, você conhece os 5 pilares da segurança da informação e como eles funcionam para proteger os seus dados confidenciais? Além disso, você entende por que, atualmente, toda empresa precisa se atentar a isso?

Então, para apresentarmos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, preparamos este conteúdo. Boa leitura.

O que é segurança da informação?

Uma organização como uma empresa lida com dados confidenciais. Dados esses, de seus clientes e da sua própria gestão. Por isso, é necessário uma proteção de todos esses dados, para manter a privacidade e a segurança.

Então, nisso surge a área de segurança da informação: um conjunto de ações e práticas realizadas para manter os dados confidenciais a salvo de qualquer invasão, vazamento, ataques cibernéticos, violação da integridade e uso de pessoas não autorizadas.

Como funciona?

A partir de estratégias, políticas, processos internos e ferramentas, se minimiza riscos de ataques, vazamentos, exposições e ou perdas de dados importantes. Então, depois de estabelecer um panorama a ser seguido, uma empresa o coloca em prática, e assim, nasce um sistema de segurança da informação.

Qual a importância da segurança da informação?

Atualmente, já é estabelecida a Lei de Proteção de Dados. Desse modo, é uma necessidade jurídica que a sua empresa esteja em conformidade com práticas adequadas de proteção de dados confidenciais. Mas como você pode imaginar, não é apenas uma questão jurídica em jogo.

Em 2022, uma pesquisa demonstrou que ataques cibernéticos aumentaram em 94%, um número considerável e perigoso. Então, isso mostra que independentemente da área de atuação de uma empresa, há um grande risco de sofrer ataques cibernéticos.

Como você pode imaginar, isso é prejudicial para o funcionamento de uma empresa, suas finanças, credibilidade e autoridade dentro do mercado. Por isso, os crescentes ataques mostram a importância de contar com uma estrutura e profissionais de segurança da informação.

5 pilares da segurança da informação

Agora que você é mais familiarizado com o que é segurança da informação, como funciona e a sua importância, é o momento de conhecer os 5 pilares que a área precisa estar embasada. Então, confira!

1. Confidencialidade

Serve para garantir que os dados estejam acessíveis apenas a usuários autorizados. Então, nos referimos também à privacidade. Afinal, é comum empresas lidarem com dados pessoais, sensíveis, financeiros, psicográficos e outros de caráter sigiloso.

A confidencialidade é exigida pela Lei de Proteção de Dados, e deve ser feita a partir de controle de acesso, criptografia, senhas fortes e outras estratégias.

2. Integridade

Integridade tem a ver com a preservação, precisão, consistência e confiabilidade de todos os dados durante todo o ciclo de atividade.

Uma empresa consolida essa prática a partir de mecanismos de controle. Assim, uma evita que as informações sejam adulteradas por pessoas não autorizadas. Contudo, é preciso atenção, pois em grande parte a integridade pode ser afetada por erros humanos, por isso, profissionais competentes são necessários.

3. Disponibilidade

O terceiro pilar é a disponibilidade. Pois, para garantir que o sistema de segurança seja útil, é preciso que os dados estejam sempre disponíveis para as pessoas autorizadas. Então, esse pilar garante que os usuários finais possam administrar sempre os dados relevantes.

Por isso, o acompanhamento e o gerenciamento de softwares, manutenções, atualizações e soluções para crises, precisam estar sempre em dia.

Contudo, a estabilidade e disponibilidade podem ser afetadas para além de ataques cibernéticos, por desastres naturais, blecautes, incêndios e outros eventos indesejados.

4. Autenticidade

A autenticidade é o que valida a autorização do usuário para acessar, transmitir e receber as informações necessárias. O mecanismo básico você conhece: login e senha. Contudo, formas mais avançadas de garantias estão disponíveis, como a biometria.

Então, a autenticidade serve para confirmar a identidade dos usuários para ter acessos aos dados, impedindo assim, que pessoas não autorizadas acessem.

5. Irretratabilidade

O último pilar tem inspiração no conceito jurídico de irretratabilidade. No contexto da segurança da informação, é a garantia que uma pessoa ou entidade não pode negar a autoria da informação fornecida. É o caso de certificados digitais, transações online e assinaturas de documentos eletrônicos.

O objetivo é ser capaz de provar cada ação. Desse modo, o usuário não pode negar o que fez e quando fez. Então, impossibilita a negação das ações dos usuários.

Pilares da segurança da informação

Agora, você conhece os pilares da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade. Cada um deles se ligam uns aos outros e garantem a sua segurança.

Então, o funcionamento adequado de um sistema de segurança depende de uma interdependência de cada fator, não se pode negligenciar nada.

Você conheceu também uma definição do que é tecnologia da informação, como funciona e a importância. Inclusive, nossa ênfase foi no aumento de ataques cibernéticos e a necessidade de profissionais competentes.

Por fim, se quiser continuar aprendendo sobre o assunto, confira nosso artigo que apresenta um panorama da segurança da informação em 2023.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]